Das muitas definições sobre a importância da leitura e da literatura, a do poeta Mario Quintana é certeira e atemporal: “os livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”
E é com esse desejo de transformação pela arte que a Villa dos Poetas recebeu o lançamento da IV Feira Literária de Barra Grande (FLIBG). O evento aconteceu dia 29 de maio e reuniu a equipe da Villa — incluindo sua fundadora, Ana Suélia —, escritores, autoridades locais e parceiros culturais.
Com um clima acolhedor, o encontro foi o pontapé inicial para mais uma edição da feira que celebra a produção literária nacional, especialmente a piauiense. Participaram vários secretários municipais, representantes do Sesc Caixeiral, Sebrae, IFPI e de outras instituições que apoiam e valorizam a cultura na região.
Um dos pontos altos da reunião foi a fala de Cláucio Ciarlini, um dos homenageados desta edição. Cláucio é poeta, escritor, editor da Revista Piauí Poético e membro da Academia de Letras de Parnaíba.

Como agradecimento, o poeta encantou o público ao recitar um poema de sua autoria, escrito especialmente para Kenard Kruel. Kenard é o escritor piauiense que dá nome ao concurso literário da FLIBG. Foi um momento único que nos fez lembrar do porquê eventos como esse são tão necessários.
Também falaram durante a cerimônia o representante do Sebrae, as Secretárias de Cultura e de Educação, a vice-prefeita do município, e Ana Suélia, proprietária da Villa dos Poetas. Com carinho e entusiasmo, Ana representou os empresários locais engajados com a iniciativa. Todos destacaram a importância de ações gratuitas e frequentes para promover a leitura, a arte e o pensamento crítico.
O que esperar da FLIBG
A quarta edição da Feira Literária de Barra Grande acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2025, na Praça da Matriz, coração do vilarejo. E, para este ano, a promessa é de uma programação diversa e cheia de vida para toda a população do litoral do Piauí.
Estão previstas atividades como lançamentos de livros, saraus, palestras, rodas de conversa, contação de histórias, o tradicional Pé de Livros (aquele cantinho cheio de livros livres), apresentações musicais e muito mais. É uma verdadeira festa para celebrar a literatura em todas as suas formas.A FLIBG é um encontro de pessoas, histórias e ideias. É um convite à imaginação, à escuta e ao diálogo. Em agosto, Barra Grande vai respirar literatura, e a Villa em peso (e poesia) estará lá!
