Documentário sobre a Villa dos Poetas revela poesia dos bastidores

“A arte existe para que a gente consiga viver, para que a gente possa existir. Poder tocar as pessoas através da arte é algo fundamental na minha vida.”

É com essas palavras que Ana Suélia, fundadora da Villa dos Poetas, abre o documentário que revela os bastidores e a trajetória desse espaço único. Ao longo de 30 minutos, somos convidados a entrar na intimidade da Villa e a percorrer sua história. 

Ana Suelia e Chico Rasta

O filme, dirigido pelo cineasta piauiense Chico Rasta, encanta com cenas panorâmicas e aéreas que dialogam com a natureza exuberante do litoral, entremeadas por registros delicados do dia a dia. São instantes que poderiam passar despercebidos, não fosse o olhar atento à poesia neles contida.

Entre esses momentos, está a fotografia de um terreno à venda, com uma simples placa indicando um telefone. “Eu e minha família estávamos voltando para Teresina depois de uns dias em Barra Grande. Parei diante do terreno, fotografei a placa, mas sem intenção alguma. Nunca imaginei ter uma pousada na praia”, relembra Ana. O que parecia uma ideia vaga se transformou em destino.

O documentário nos faz sentir como se folheássemos um álbum de fotografias. Cada espaço é revelado como parte de uma narrativa afetiva, entrelaçando arte, natureza, sofisticação e a vida das pessoas, como a Rosa, o Vilmar, o Geovânio…

Cena do documentário da Villa dos Poetas

E é de pessoas que a poesia da Villa é feita. São elas que, com dedicação diária, mantêm as cores, sabores, texturas e formas vivas no Bar da Praia, no Vina e na Pousada. Orgulhosos de fazer parte dessa história, os colaboradores encontram na Villa não apenas um lugar de trabalho, mas também um espaço de crescimento e aprendizado. Aqui, cada gesto do cotidiano é fundamental para sustentar a aura poética que dá sentido aos espaços.

O início foi simples: um restaurante à beira-mar. Hoje, a Villa é um lugar de ser e estar. O documentário revela os valores que sustentam essa trajetória desde o princípio: humildade, excelência e pertencimento. Esses princípios continuam a guiar tanto a experiência de quem visita quanto o cotidiano de quem constrói esse projeto.

Bastidores das gravações do documentário

“Se alguém vai ao restaurante, escuta a música e sente que algo nela se transformou, para mim já valeu a pena”, diz Ana. Para a empresária, não há como dissociar a Villa (ou a vida) da arte. Ela está em todos os cantos: nos livros presentes em todos os ambientes, nas fotografias, nas apresentações musicais e exposições, nas cores, nos móveis. É essa identidade única que atravessa colaboradores e visitantes, tornando cada experiência profundamente singular.

E para não revelar demais, fica o convite: assista ao documentário disponível no YouTube e descubra, você também, como a Villa dos Poetas tornou-se um ícone de bem-estar e sofisticação na praia de Barra Grande, litoral do Piauí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar